O Ramo Sênior é destinado a jovens de 15 a 17 anos, uma fase de intensas mudanças físicas, emocionais e intelectuais. Com o lema "Sempre Alerta", os seniores e guias são incentivados a superar seus próprios limites e a explorar o mundo ao seu redor de forma autônoma e responsável.
Nesta etapa, o programa educativo foca em desafios que estimulam o desenvolvimento do caráter, da liderança e do espírito de equipe. As atividades são planejadas e executadas pelos próprios jovens, organizados em patrulhas, com o apoio de adultos voluntários que atuam como orientadores. A progressão pessoal é marcada pela conquista de especialidades, cordões e, finalmente, o distintivo de Escoteiro da Pátria, a mais alta honraria do Ramo. O Ramo Sênior é uma jornada de autoconhecimento, aventura e serviço, preparando o jovem para se tornar um cidadão ativo e engajado em sua comunidade.
O símbolo do Ramo Sênior são as Armas de Baden-Powell sobre um fundo grená. Ele representa a superação de desafios e a busca por novos horizontes. As pontas da lança e da flecha simbolizam a prontidão para a ação e o lema "Sempre Alerta".
A Tropa Sênior Kamayurá é um espaço de superação e aventura. Aqui, os jovens são os protagonistas, planejando e executando grandes jornadas, projetos de serviço e atividades que testam seus limites e fortalecem o caráter.
Ver Escotistas